quinta-feira, 3 de março de 2011
A Compra Coletiva foi criada nos Estados Unidos em novembro de 2008. No Brasil, iniciou suas atividades em março de 2010. Desde então, esse modelo de negócio cresce a cada dia entre os brasileiros, trazendo benefícios tanto para as empresas, que podem vender mais seus produtos, quanto para os clientes, que podem adquirir produtos com grandes descontos.
A transação ocorre quando os sites de compra coletiva fazem as negociações com seus clientes vendedores e divulgam as ofertas para que os consumidores cadastrados em seus sites possam realizar as compras. O “Buzz Marketing” e as redes sociais são grandes instrumentos utilizados para difundir as ofertas. Ajudados pelos próprios clientes compradores, os sites de compras coletivas têm conseguido atingir grandes públicos e levar novos clientes consumidores para as empresas.
Pelo empresário, os sites de compra coletiva podem ser vistos como uma nova ferramenta de divulgação para a empresa, uma vez que as ofertas podem trazer novos clientes aos seus estabelecimentos e ainda dar a oportunidade, através do cadastro das vendas, de manter um relacionamento e fidelizar os clientes que compraram as ofertas.
Ao realizar uma venda através dos sites de Compra Coletiva, as empresas vendedoras devem se atentar às restrições impostas junto às ofertas, para que não afaste o consumidor, em vez de aproximá-lo, e nem o incentive a fazer uma propaganda negativa. Mesmo que atraído por uma oferta, o cliente veio até a sua empresa, então aproveite para conquistá-lo através de um bom atendimento e também dos seus produtos e dos serviços. Faça com que ele se torne um cliente fiel.
Um ponto bastante importante a ser avaliado é com relação aos custos gerados por estas ofertas. A princípio eles podem até serem desestimulantes para o vendedor, pois além dos descontos oferecidos, a empresa ainda deverá pagar uma comissão para o site de venda coletiva. No entanto, antes de encarar o negócio como uma tentativa de a curto prazo de aumento de faturamento, ele deve ser encarado como um potente investimento em marketing, tendente a trazer resultados bastante positivos, desde que devidamente planejado. Procure fazer com que os custos estejam bem especificados em uma planilha para que os resultados possam ser avaliados posteriormente.
A empresa deve se programar para atender com naturalidade o grande volume de venda gerado. Não é hora de desovar estoque que está para vencer, de vender mercadoria com defeito ou de apenas driblar a sazonalidade. O objetivo deve ser a conquista do cliente. Ele deve provar o seu melhor produto, conhecer sua empresa como ela é e receber o seu melhor atendimento. Um cliente com boa impressão fica satisfeito e se torna um excelente meio de divulgação, otimizando assim todo o investimento realizado na venda coletiva.

Matéria enviada pelo Consultor:
Aryson Pelisson – Consultor de Marketing
Target Consultores Associados – arysonpelisson@yahoo.com.br

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Especialista em Marketing Pessoal, CRM (Gestão do relacionamento com o cliente), excelência em atendimento e vendas.
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