terça-feira, 15 de março de 2011
O tempo em que as mulheres cuidavam da casa, dos filhos, do marido e só davam opinião nos negócios se solicitadas, já foi. Hoje as mulheres são tão empreendedoras quanto os homens.
A palavra empreendedorismo é tão nova quanto à mulher no mercado de trabalho. Empreender está na moda. Então nós mulheres, estamos na última moda!!!!
Acredito que nossa capacidade de empreender vem da nossa habilidade de conseguir administrar com sucesso todos os aspectos do lar, desde sua organização como as finanças. Se analisarmos os últimos 40 anos a mulher vem fazendo uma revolução feminina silenciosa, que começou com o fato de sair de casa pra disputar um espaço nas universidades e no mercado de trabalho, passando a ter autonomia econômica.
Podemos observar estes resultados em pesquisa que apontam que no Brasil o empreendedorismo feminino é o 6° mais atuante do mundo, com taxa de 10,8% do total, sendo que o empreendedorismo masculino, segundo o site InfoPessoal, fica mais abaixo ocupando o 13° posição do ranking mundial. Ainda segundo a pesquisa, a abertura de novos negócios por mulheres já se equipara aos homens.
Desta forma, sem depender de homens, pais ou maridos, as mulheres passaram a construir seu próprio destino, enfrentando e superando desafios tais quais os homens. Hoje se observa que a renda da mulher nas famílias é de suma importância, e em algumas vezes a única. Com sua criatividade, diversidade, dedicação e força, estamos mudando o perfil da economia.
As mulheres se diferem dos homens em vários aspectos e na hora de empreender não é diferente. As características femininas que possuímos nos dão um perfil empreendedor particular. A pessoa empreendedora faz as coisas acontecerem, tem entusiasmo por aquilo que faz, sua autoconfiança é alta, respeito e dedicação, conseguem ver os fracassos em oportunidade de aprendizado, e estas características se sobressaem nas mulheres. Temos mais facilidade para compor equipes, temos persistência, cuidamos dos detalhes, valorizamos a cooperatividade, arriscamos com cautela, sabemos ouvir as pessoas, e ao contrário do que muitos falam, conseguimos decidir com a razão.
Como hoje em dia tudo que é criativo, inovador, diferente e feito com eficiência é empreendedor, e as mulheres tem todas estas atitudes sempre...Vamos continuar por muito tempo na moda!!!!


Por Natasha Bacchi - publicada na revista Click Mag
Consultora de Marketing - natasha@alcancemarketing.com.br

1 comentários:

krishina disse...

Ná,seus textos são muito gostosos de ler ,são leves e objetivos , esse então é especial, em se tratar de mulheres!!!

Perfil

Minha foto
Natasha Bacchi
Especialista em Marketing Pessoal, CRM (Gestão do relacionamento com o cliente), excelência em atendimento e vendas.
Ver meu perfil completo

Seguidores