segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Você já perdeu noites de sono porque precisava apresentar um projeto, um trabalho? Já teve a sensação de total incompetência pela falta de coragem para conhecer pessoas em um evento?Ter aquele “friozinho na barriga” toda vez que precisa se expor?

Se você já passou por algumas destas situações sabe qual é a sensação de perder oportunidades em função da timidez e o quanto isso prejudica seu desempenho profissional. Isso sem falar nos danos da vida pessoal como dificuldades de fazer amigos e a falta de coragem para falar ou fazer o que tem vontade.

O primeiro ponto importante para vencer a timidez é aceitar a si e para as pessoas ao seu redor que você é tímido, isso já é uma grande ousadia. Num segundo passo você precisa se conhecer melhor. Comece pensando em situações que o fazem se sentir tímido e por quê. Você vai observar que na maioria dos casos a timidez acontece em função do medo em cometer erros ao se expressar e fracassar. E para se sentir mais preparado para aproveitar as oportunidades, comece a treinar o que fazer nestas situações.

Treine para aproveitar as chances (quadro grande)
1. Comece com pequenas ações: Vá a lugares onde tenha oportunidade de interagir com pessoas, cursos e eventos, por exemplo. Comece sorrindo e cumprimente as pessoas, faça um elogio inesperado ou ofereça ajuda. Acostume-se a conversar com os outros.

2. Desenvolva sua habilidade de conversação: Mantenha-se informado, leia jornais, revistas, acompanhe os meios de comunicação. Quando for interagir pergunte a opinião das pessoas.

3. Ensaie o que você vai falar: Se precisa se apresentar pra alguém, para um novo cliente, por exemplo, treine o que vai falar, uma forma de se apresentar, isso lhe trará segurança.

4. Confie mais em você: coloque uma vez por todas na sua cabeça que você é capaz. Pense em coisas boas a seu respeito, cobre menos de você, as pessoas tímidas costumam exagerar nas críticas sobre si mesmas. O importante é que você não desista por causa de um “não”.

“Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia...Pois o triunfo pertence a quem se atreve.” Charlie Chaplin

Natasha Bacchi - Especialista em Marketing Pessoal, CRM e Vendas - natasha@alcancemarketing.com.br


0 comentários:

Perfil

Minha foto
Natasha Bacchi
Especialista em Marketing Pessoal, CRM (Gestão do relacionamento com o cliente), excelência em atendimento e vendas.
Ver meu perfil completo

Seguidores