sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
19:31 |
postado por
Natasha Bacchi
A Lei Cidade Limpa (10.966/10) sancionada em 29 de julho de 2010 e obrigatoriamente aplicada a partir de 02 de fevereiro de 2010, está fazendo nossa cidade passar por uma grande transformação.
O que deve ficar claro é que a Lei é referente a mudanças em relação ao tamanho dos anúncios e letreiros, e não em relação à fachada. Fachada então é toda a estrutura externa do estabelecimento.
A princípio, você pode pensar como vão enxergar minha empresa?
Vamos pensar pelo lado positivo e a longo prazo...
Você nunca se deparou, ou ouviu falar de um vizinho que avança tanto com o letreiro e que acaba escondendo a sua empresa?
Então eu pergunto, será que isso irá acontecer agora?
Depende da criatividade, pois existem várias opções que podem ser aproveitadas:
1. No caso de fachadas com arquitetura antiga, você pode usá-la a seu favor, como um diferencial do restante dos estabelecimentos vizinhos. É isso o que ocorre em várias cidades fora do Brasil, ou mesmo mais próximo como Recife e São Paulo. Grandes empresas se beneficiam de estar em pontos históricos para chamar a atenção de seus clientes, ou mesmo, para se destacar de outros estabelecimentos da cidade. Verifique então se o seu estabelecimento tem alguma “história”.
2. Se você não gosta da fachada da sua empresa, ainda mais agora que ela ficou totalmente exposta, pense em criar uma nova arquitetura para ela, criando estratégias para se diferenciar completamente de outras empresas, atraindo o seu cliente e criando uma identidade visual nova.
3. Se nenhuma das opções anteriores são possíveis devido ao valor do investimento necessário, principalmente para novas fachadas, a alternativa é adaptar o que já existe com uma nova “maquiagem”, trabalhando cores, texturas, acabamentos (pedras, madeira, alumínio, ferro, cerâmica, etc...). Além disso, tudo o que você teve que mudar externamente, você pode aproveitar o conceito internamente, trabalhando o nome da sua empresa, as cores, o acabamento e o estilo.
Percebam que são pequenas sugestões que já vão fazer grande diferença e evitar que sua empresa passe despercebida, pois afinal a fachada deve atrair a atenção do cliente sem cansá-lo.
Um exemplo, quando informamos sobre a localização da nossa empresa: ao invés de darmos como referência outro ponto comercial (como banco, praça, igreja, etc), podemos informar o nosso endereço pela rua, pelo número e pelo detalhe da fachada.
Você pode aproveitar toda essa mudança a seu favor, através das ações de marketing que poderão trazer ainda mais o seu cliente em contato com sua empresa. Mas que ações?
Fica pra próxima...Até mais!
Alguns Exemplos:
Logo traremos mais fachadas prontas da cidade!!!
Matéria escrita por:
Cristiani Rossetto Basso - Especialista em Marketing Visual - cris@confortovisual.com.br
Natasha Bacchi-Especialista em Marketing e Vendas - natasha@alcancemarketing.com.br
O que deve ficar claro é que a Lei é referente a mudanças em relação ao tamanho dos anúncios e letreiros, e não em relação à fachada. Fachada então é toda a estrutura externa do estabelecimento.
A princípio, você pode pensar como vão enxergar minha empresa?
Vamos pensar pelo lado positivo e a longo prazo...
Você nunca se deparou, ou ouviu falar de um vizinho que avança tanto com o letreiro e que acaba escondendo a sua empresa?
Então eu pergunto, será que isso irá acontecer agora?
Depende da criatividade, pois existem várias opções que podem ser aproveitadas:
1. No caso de fachadas com arquitetura antiga, você pode usá-la a seu favor, como um diferencial do restante dos estabelecimentos vizinhos. É isso o que ocorre em várias cidades fora do Brasil, ou mesmo mais próximo como Recife e São Paulo. Grandes empresas se beneficiam de estar em pontos históricos para chamar a atenção de seus clientes, ou mesmo, para se destacar de outros estabelecimentos da cidade. Verifique então se o seu estabelecimento tem alguma “história”.
2. Se você não gosta da fachada da sua empresa, ainda mais agora que ela ficou totalmente exposta, pense em criar uma nova arquitetura para ela, criando estratégias para se diferenciar completamente de outras empresas, atraindo o seu cliente e criando uma identidade visual nova.
3. Se nenhuma das opções anteriores são possíveis devido ao valor do investimento necessário, principalmente para novas fachadas, a alternativa é adaptar o que já existe com uma nova “maquiagem”, trabalhando cores, texturas, acabamentos (pedras, madeira, alumínio, ferro, cerâmica, etc...). Além disso, tudo o que você teve que mudar externamente, você pode aproveitar o conceito internamente, trabalhando o nome da sua empresa, as cores, o acabamento e o estilo.
Percebam que são pequenas sugestões que já vão fazer grande diferença e evitar que sua empresa passe despercebida, pois afinal a fachada deve atrair a atenção do cliente sem cansá-lo.
Um exemplo, quando informamos sobre a localização da nossa empresa: ao invés de darmos como referência outro ponto comercial (como banco, praça, igreja, etc), podemos informar o nosso endereço pela rua, pelo número e pelo detalhe da fachada.
Você pode aproveitar toda essa mudança a seu favor, através das ações de marketing que poderão trazer ainda mais o seu cliente em contato com sua empresa. Mas que ações?
Fica pra próxima...Até mais!
Alguns Exemplos:
Loja de vinhos em Nova York que tem o letreiro pequeno mas utiliza a vitrine como destaque |
Loja na Espanha que aproveita a arquitetura na fachada |
Loja em São Paulo que destaca a cor para fazer o contrate com prédios vizinhos |
Loja em Londrina que aproveitou a fachada com destaque em madeira |
Loja em Londrina que trabalha com tintas e usou as cores da logomarca da Suvinil (destaque de mercado) e deixou a fachada bem colorida, vai ficar fácil torna-se referencia da Rua Quintino Bocaiúva. |
Logo traremos mais fachadas prontas da cidade!!!
Matéria escrita por:
Cristiani Rossetto Basso - Especialista em Marketing Visual - cris@confortovisual.com.br
Natasha Bacchi-Especialista em Marketing e Vendas - natasha@alcancemarketing.com.br
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Perfil
- Natasha Bacchi
- Especialista em Marketing Pessoal, CRM (Gestão do relacionamento com o cliente), excelência em atendimento e vendas.
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