quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Sabemos que pessoas motivadas geram melhores resultados. O autoritarismo não cabe mais nos dias de hoje, não podemos confundir liderança com poder, senão vamos cultivar profissionais desmotivados e conseqüentemente, resultados negativos. Precisamos passar aos funcionários que eles fazem parte de uma grande engrenagem, cada um têm sua devida importância no processo da empresa. Pense nestas dicas para se tornar um líder motivacional:
1.       Facilidade de expressão: saber se comunicar e expressar suas idéias e opiniões, facilitando aos funcionários colocar em prática o que foi proposto. Cheque se eles entenderam.
2.       Profissionalismo: Ser profissional e deixar de lado seus problemas particulares evitando descarregar nos funcionários, deixar que interfira no trabalho.
3.       Promover o relacionamento interpessoal: incentivar o respeito e o bom trato entre os profissionais, criando um ambiente de cooperação e amizade entre a equipe.
4.       Criatividade: saber lidar de maneira criativa com os conflitos, o ideal é transformar aquela situação divergente em algo positivo, de reflexão, melhorando o relacionamento entre a equipe.
5.       Feedback: Todo profissional gosta de saber como o seu líder e sua empresa está avaliando seu trabalho. Aposte na crítica construtiva e evite fazê-lo na frente de outros funcionários. Uma boa técnica é começar elogiando, informar o que foi feito de errado e terminar com um desafio de mudança.
6.       Equilíbrio emocional: Bons resultados se não se conquistam na base do autoritarismo ou do descontrole emocional, o que costuma desmotivar.
7.       Investir na equipe: Cursos de capacitação, palestra, treinamentos, entre outros, significa crescimento profissional e estimula.
8.      Objetivos Comuns: Possibilitar ao profissional enxergar os objetivos da empresa e as conquistas realizadas, afinal cada um é responsável por uma parte do processo e do processo e do crescimento da empresa.
9.       Flexibilidade: Saber adotar determinada postura conforme o perfil do funcionário e o caso em questão. É importante saber agir em qualquer tipo de situação.
10.   Descontração: Promover encontros fora da empresa, como um happy hour, envolvendo familiares dos funcionários, é extremamente importante e promove a aproximação fora do ambiente de trabalho.
Liderança é uma capacidade que se conquista mais pelo respeito e pela admiração dos outros, do que por cargos nomeados ou ameaças. O verdadeiro líder é aquele em quem o grupo se espelha, e que serve como referência na hora em que cada uma dessas pessoas tem que tomar suas próprias decisões. E não se esqueça motivar é a oportunidade perfeita para melhorar resultados.

Bom trabalho!

Natasha Bacchi – Consultora e instrutora

Material de apoio: revista Liderança

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Natasha Bacchi
Especialista em Marketing Pessoal, CRM (Gestão do relacionamento com o cliente), excelência em atendimento e vendas.
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